Ócio criativo chegou! Agora quero que ele fique.

Atualizado: há 6 dias

O sociólogo Domenico De Masi descreve o ócio criativo como uma forma inovadora de definir o trabalho.


Segundo ele, o “ócio criativo é o processo por meio do qual uma pessoa poderia ser capaz de experimentar a riqueza gerada pelo trabalho, o conhecimento proporcionado pelo estudo e a alegria propiciada pelo lazer.”

“Aquele que é mestre na arte de viver faz pouca distinção entre o seu trabalho e o tempo livre (…) Distingue uma coisa da outra com dificuldade. Almeja, simplesmente, a excelência em qualquer coisa que faça, deixando aos demais a tarefa de decidir se está trabalhando ou se divertindo”.


"Exercitamos atividades cada vez mais intelectuais que implicam cansaço mental. E, para o cansaço mental, a compensação é justamente o ócio. (…) O Ócio Criativo é aquela trabalheira mental que acontece até quando estamos fisicamente parados. Ociar não significa não pensar. Significa não pensar em regras obrigatórias, não ser assediado pelo cronômetro, não obedecer aos percursos da racionalidade e todas aquelas coisas que Ford e Taylor tinham inventado para bitolar o trabalho executivo e torná-lo eficiente."


A Onda Chegou!


E embora seja novo, algumas empresas colhem os benefícios de apoiarem suas culturas nesse "novo" conceito, e ao observar sua concentração está fortemente ligada aos locais com cultura jovem e com grande necessidade de inovação. Exemplo que passamos a assistir em empresas como nas startups e empresas de tecnologia, como Nubank e empresas como Facebook e Google, (me perdoem as esquecidas).


Esse conceito, no entanto, está sendo buscado por um número cada vez maior de empresários que têm empresas “tradicionais” e querem mudanças para trazer benefícios ao ambiente de trabalho e ao negócio.

O executivo ainda vive trancado dentro da empresa e acaba tendo menos ideias e cada vez mais medo do mundo externo. Quando, no passado, produzia os parafusos que tinha que produzir, a empresa não tinha do que se queixar: menos intensamente vivia, mais obedecia à máquina e mais se mecanizava e produzia. Hoje não é mais assim: mais tempo alguém passa dentro do escritório e menos produtivo é, tem menos ideias.


Chega de Overtime!


Overtime é o tempo que ficamos esquentando a cadeira do escritório sem que seja necessário. Para Domenico De Masi é preciso uma ação drástica para combater isso. Com os microprocessadores e a máxima automação isso não é preciso.

Muita gente poderia se limitar a trabalhar cinco ou, no máximo, seis horas por dia. Muita gente poderia sair para dar uma volta mesmo nesse horário de trabalho, sair do “aquário” para receber estímulos criativos.


As empresas são orientadas pelo mercado e, portanto, precisam que seus colaboradores estejam conectados na sociedade, não com olhar superficial a ela.


Carisma a favor da criatividade em grupo


O carisma é algo essencial nos processos criativos de grupo. A criatividade aflora com materiais conscientes e inconscientes, emocionais e racionais. É uma mistura de fantasia e concretude. Para que ela aconteça em um time - equipe e até em uma nação, são necessários:


· Clima de entusiasmo individual e coletivo.

· Liderança apaixonante, carismática.


O chefe carismático sempre deve estar presente para entusiasmar a equipe, cortar procedimentos inúteis, gratificar os criativos, promover a inovação e a coragem de enfrentar o desconhecido.


Pratique em Sua Empresa


· Ensine os jovens que o trabalho não deve ser uma obrigação opressora, e sim, um prazer criativo e estimulante.

· Soma-se a isso à necessidade, cada vez mais imprescindível, de ensinar também o não trabalho, ou seja, as atividades ligadas ao tempo livre, aos cuidados e as atenções.

· Formar os jovens para reprojetar continuamente a própria existência.


Você se interessou pelo conceito de ócio criativo? Deseja aplicá-lo em sua companhia? www.andersonwilliams.com.br

#consciênciaéamaiorriqueza

0 visualização

Mídias

Nossa Política de Privacidade 

Inspiração & Performance

11 - 99295 8328

2019 - 2020 - Direitos Reservados Anderson Williams Palestrante