Buscar
  • Anderson Williams

4 Motivos para sua empresa Investir no Trabalho em Equipe.

Atualizado: Mai 4


Só a época que gerir equipe era feito por achismo. Hoje, por meio do mapeamento de competências é possível desenhar, selecionar e avaliar o desempenho de sua equipe com mais precisão.

Equipe com realizando gesto de celebração, no escritório.
Equipe celebrando

Identificar quais são as competências necessárias para realização do trabalho em uma organização.


Avaliar quais competências são importantes para a estrutura do seu time dentro de uma organização. Porém, por mais que isso pareça fácil muitas vezes ter a clareza dessas competências acaba passando desapercebido e tudo pode começar a ficar confuso. Ter clareza é importante para a boa execução de atividades e o quanto é necessário desenvolvê-la.



Crie o design com facilidade

Mas, o que é uma competência?

Uma competência consiste na junção de conhecimentos, habilidades e atitudes utilizados para uma boa execução de tarefa.

Você deve estar se perguntando: o que são exatamente esses três pilares da área de competências?


Conhecimentos


" O conhecimento é o que é necessário “saber” para realizar a tarefa. Nesse sentido, é interessante que se tenha detalhamento do nível de conhecimento necessário.

Por exemplo, em uma organização que trabalha com planilha é necessário conhecimento em Excel intermediário. Assim, qualquer colaborador terá que adquirir esse conhecimento para conseguir realizar as atividades na organização.


Habilidades


" A habilidade diz respeito a capacidade de realizar as atividades ou “saber fazer”. Ou seja, é onde se requer que se coloque o conhecimento em prática.

Nesse sentido, ainda no exemplo anterior, a nossa habilidade pode ser a capacidade de elaborar uma tabela dinâmica no Excel.


Atitudes


"As atitudes dizem sobre o que é preciso “querer fazer” para que se possa expressar essa competência.

Assim, ainda no nosso exemplo acima, uma demonstração de atitude necessária pode ser tabular os dados com minuciosidade.


Cada empresa valoriza tipos diferentes de conhecimentos, habilidades e atitudes, no entanto, há algumas dessas competências que são importantes independentemente da organização.


E porque aplicar o Mapeamento de Competências?


Com o mapeamento de competências é possível ter insumos que embasam o recrutamento e seleção por competências. Além disso, também é possível ter de adquirir insumos para a avaliação de desempenho e a identificação de áreas que precisam de treinamento e desenvolvimento.


Ademais, o Mapeamento de Competências serve para embasar o modelo de gestão por competências.


Inspire-se

Para acompanhar todas as novidades Anderson Williams, incluindo dicas para criar sites e artigos interessantes, vá ao Blog Anderson Williams. Encontre inspiração para criar seu dia a dia a dia. Boa sorte!

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo